René Lalique


Olá queriditas...
Estive um pouco sumida mas voltei com muitas pesquisas para dividir com vocês. São temas até um pouco teóricos mas inspirativos e lógico...sempre a ver com moda... espero que gostem!

Gostaria que conhecessem René Lalique: 'o pai da bijuteria moderna'
Lalique é reconhecido pelas suas originais criações de jóias, frascos de perfume, copos, taças, candelabros, relógios, entre outros. Aos 16 anos iniciou a sua aprendizagem com o joalheiro parisiense Louis Aucoq, em 1882 começa a fazer desenhos independentes para muitas casas de jóias de Paris, e em 1886 abre a sua própria joalharia. Em 1890 era já reconhecido como um dos desenhadores de jóias Art Nouveau mais importantes de França. Seguindo as fontes de inspiração da Arte Nova criou peças representando a fauna, a flora, (pavões-reais, borboletas e outros insetos reais e imaginários) e a mulher. Inovou utilizando materiais pouco comuns à joalharia da época, como o vidro, esmalte, couro, marfim, nácar, e utilizando mais pedras semi-preciosas que preciosas.







As técnicas de utilização do vidro que ele introduziu em suas bijuterias abriram caminho para a industrialização de objetos decorativos, que tornaram sua arte mais conhecida no mundo todo.
René é o primeiro a imaginar a comercialização de perfumes, antes condicionados em potes de produtos farmacêuticos, com o refinamento de uma embalagem igualmente delicada. Além disso também passou a produzir estes belos objetos em grandes séries, fazendo a sua arte acessível a um número crescente de pessoas.

A excelência das suas criações e o gosto que aplicava às suas obras valeram-lhe ser encarregado da decoração interior de numerosos navios, trens como o Expresso do Oriente e igrejas como a de São Nicásio de Reims. René Lalique foi o primeiro a esculpir o vidro para grandes obras monumentais, como as portas do Hotel Alberto I de Paris ou as fontes dos Campos Elíseos.

E você que achou que a bijoux que compramos no mercadinho não tem uma alma chique... rsrs.....o cara é simplesmente um gênio!!!

Beijinhos

Nati Canalli

7 comentários:

  1. Bijoux também de o seu glamour!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Eu amo art nouveau... e não acredito que não conhecia o René Lalique!!!

    ResponderExcluir
  3. Adorei, Nati!! Muito legal!!!

    Beijoss

    Tati D. (daqui 8 dias com mais um nome.. hehehe!)

    ResponderExcluir
  4. Meio intelectual mesmo né....hehehe....mas ele é de mais!!!
    bjinhos

    ResponderExcluir
  5. Adorei também Nati! Parabéns pela pesquisa! Bel.

    ResponderExcluir

Deixe um comentário!

Real Time Web Analytics