Marcar ou não marcar 2...

Continuação do post anterior...

3- Lugares marcados

Marcar lugares é uma coisa muito comum nos Estados Unidos e na Europa, aqui no Brasil é pouco utilizado, mas há cada vez mais casais que querem ter os lugares marcados no seu casamento.

Vantagens: A principal vantagem é poder poder organizar previamente os convidados, colocando em uma mesma mesa pessoas que se conhecem e com quem se sentirão à vontade. Acontecem muito situações assim: Vão ao casamento 5 amigos do trabalho da noiva, 3 amigos do futebol do noivo, e 8 pessoas da família da mãe da noiva. Aí, eles chegam no salão, na seguinte ordem, amigos do trabalho, amigos do futebol, família da mãe. O que acontece? Os amigos do trabalho sentam em uma mesa, os do futebol sentam em outra e quando os da família chegam não tem mais lugar para todos juntos, eles ficam chateados, mas sentam 3 em uma mesa e os outros 5 em outra. Marcando os lugares antes, os noivos poderiam colocar os amigos do trabalho e do futebol em uma mesma mesa e a família toda junta em outra.
Outra vantagem é que você pode dar atenção a cada convidado. Se há crianças, você pode deiar no lugar delas uma lembrancinha diferente ou algo para se distraírem, você pode colocar recadinhos diferentes para cada grupo,etc.

Cuidados:
Exatamente pelo fato de não ser tão comum por aqui, temos que ter cuidado ao utilizar esse esquema. O primeiro cuidado é fazer uma confirmação de presença absurdamente exata. Não se pode ter dúvida se a namorada do filho dos tios-avós vai, é preciso ter certeza. Por isso, o segundo cuidado é avisar seus convidados de que os lugares serão marcados. Como? Ao confirmar presença (através de site, e-mail, telefone,etc) os convidados devem ser informados desse detalhe e confirmar o nome das pessoas que irão. (Embora seja indelicado, acontece muito de convidados no dia da festa aparecerem acompanhados sem avisar, só que isso não pode acontecer com lugares marcados)
Outro cuidado é ter certeza se a distribuição dos lugares agradará aos convidados. E preciso estar por muito "por dentro" para não obrigar pessoas brigadas a dividirem uma mesma mesa, ou colegas de trabalho que não se dão bem.


Desvantagens: Você precisa de mais profissionais recebendo os convidados e orientando-os.

Como fazer?
1- Com lista de convidados em mãos, separe-os por grupo de afinidades. Depois organize esses grupos de acordo com o número de lugares na mesa (normalmente 8 ou 10). Então, distribua-os no espaço dos salãos, levando em consideração o perfil dos convidados (como na setorização: amigos mais próximos à banda ou ao bar, familiares mais próximos à mesa dos noivos...).

2- Dê um número para cada mesa. E faça algum símbolo para marcá-la no dia. Pode ser um porta-retrato com o número, uma garrafa, uma bandeirinha...Enfim, aí depende do estilo da festa e da criatividade (ou pesquisa) de cada casal.


3- Na entrada, você deverá ter uma (ou de preferência duas) mesas com o nome dos convidados organizados por ordem alfabética. Quando os convidados chegam, eles pegam a sua tag e nela veem o número da mesa. Em seguida vão para o salão para encontrá-la. Ou seja, nesse esquema, não é necessario que cada convidado fale com a equipe de recepção para dar seu nome e pegar o número da mesa ( o que demora muuuuito tempo) ele só entra em contato se tem dúvidas.
Você pode fazer com que essa "mesa" faça parte da decoração. Veja alguns exemplos:




4- Os convidados pegaram sua tag, procuraram e já chegaram até a mesa, certo? Agora você tem a opção de marcar cada lugar dentro da distribuição da mesa, ou deixar a escolha livre. (Mas eu super recomendo marcar cada lugar para que toda a sua organização se mantenha à risca até o fim!)

Dicas: Não deixe para fazer o plano de mesas de última hora, pode se tornar bem estressante. Já separa os convidados por grupos de afinidades e imagine como quer a distribuição no salão com antecedência.


*** Beijos! ***

5 comentários:

  1. Informação super mega útil! Sempre tive dúvidas sobre como funcionava isso!

    Um beijão!

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  2. Eu acho super fofo, um detalhe a mais, mas com os meus convidados não funcionaria, além de ser mais uma preocupação para o dia!
    bjs

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  3. Sempre tive dúvidas de como marcar!
    Obrigada pela explicação Tati!
    Bjs Carol.

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  4. Concordo... se a opção é por marcar lugares, marque até o fim, e aproveite para fazer os detalhes super fofos que dão charme a festa. Mas ainda sou a favor de não marcar, e deixar umas mesas extras arrumadinhas...

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  5. Eu gostei mais da setorização, acho que pro estilo brasileiro funcionaria melhor, pois é complicado barrar "convidados a mais" na porta prever incidentes que causem faltas e estar por dentro se na semana passada ngm brigou com ngm tendo tanta coisa pra se pensar.
    Mas como eu disso no post anterios, a minha organizadora de casamento é muito linda, pois além de pensar em tudo isso, ainda esta super por dentro da familia do noivo haha

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