Marcar ou não marcar... 1

Olá meninas!

Nesses 2 próximos posts vamos discutir um pouco sobre um tema que gera muita dúvida em quem está organizando uma festa de casamento ou 15 anos: Marcar ou não os lugares dos convidados?

A primeira coisa a se saber é que optando por definir os lugares ou não, sempre haverá convidados insatisfeitos. Não adianta, é impossível agradar a todos. Afirmo isso com certeza, pois em todas (digo TODAS) as festas minha equipe tem que resolver situações de convidados insatisfeitos com a distribuição das mesas, tanto com lugar marcado quanto com lugar livre! O que podemos fazer é ver o que se enquadra melhor no perfil da festa, as vantagens e desvantagens de cada opção e assim decidir.

Então para começar, vamos pelo que é mais habitual no Brasil, os lugares livres:

1- Lugares livres


A maioria dos anfitriões, nas festas brasileiras, opta por deixar os lugares à escolha dos convidados.

Vantagens:

A principal vantagem é que cada um pode escolher onde e com quem prefere sentar. Outra vantagem é que caso faltem convidados que confirmaram presença, ou caso apareçam convidados "extras" não há tanto problema pois isso não interfere na distribuição geral.

Além disso, como a distribuição nas mesas acontece de forma natural (por conta dos próprios convidados) em teoria eles não podem reclamar que não escolheram aquele lugar!

Desvantagens:

Como a distribuição acontece por ordem de chegada, alguns convidados podem ficar chateados por chegar mais tarde e ficarem longe do seu grupo de convivência (seja amigos ou família)

Dicas:

* Mesmo não tendo lugares marcados, vale a pena reservar apenas algumas mesas para pessoas mais próximas como avós, ou pessoas que chegarão mais tarde ao salão (como padrinhos que vão tirar fotos com os noivos). Mas atenção: Deixe claro quem pode sentar naquela mesma. Ex.: " Reservado- irmãos dos noivos" , "Reservado- avós da noiva", etc. Eu mesma já cometi o erro de colocar uma plaquinha "família da noiva", pensando em parentes próximos, como irmãos e avós e ver pessoas bem distantes da família sentar-se.

* Deixar lugares a mais. (Em torno de 10%) Ou seja, se você tem 200 convidados confirmados, peça para o buffet montar 220 lugares, assim os convidados tem uma flexibilidade maior.

2- Setorização


A setorização é um meio termo entre os lugares livres e ous lugares marcados. Consiste em não definir as mesas para cada pessoa, mas sim a área para cada grupo de afinidade: família da noiva, família do noivo, amigos do noivo, amigas da noiva, etc...

Vantagens:

Esse tipo de organização é legal para espaços com repartições (ex.: Um salão que contenha um salão interno, uma varanda, um salão mais distante,etc.) pois agrupa pessoas que se conhecem. Também é bom para noivos e aniversariantes com grupos bem definidos. Ex.: Amigos do trabalho, amigos da faculdade, família do noivo, família da noiva...

Como fazer: Separe os convidados por grupos de afinidades. Atenção: todos os convidados devem fazer parte de algum grupo. Organize a quantidade de mesas para cada grupo e monte um mapa do salão. Na entrada da festa a equipe de cerimonial utilizará esse mapa para orientar os convidados. Para a escolha do setor, leve em consideração o perfil de cada grupo. Por exemplo, coloque os amigos mais próximos da banda, já a família, mais próima dos noivos. Para facilitar que o convidado encontre rápido sua mesa, vale criar um símbolo visível. Por exemplo: Amigos da noiva no setor amarelo, e em cada mesa desse setor há uma plaquinha amarela, ou um detalhe nessa cor.

Cuidados:

* Como você também vai distribuir a quantidade de mesas para cada grupo é preciso saber quantas pessoas de cada grupo irão. Ou seja, é preciso fazer uma confirmação de presença bem exata, para não sobrar mesa de um lado e faltar de outro.

* É preciso ter um número maior de pessoas recepcionando os convidados na entrada para que eles possam orientar os convidados com rapidez.

* Cuidado para que cada convidado saiba de que grupo faz parte.


3- Lugares marcados

Desse falaremos no próximo post. Com várias idéias de como fazer e organizar! Aguardem...hahaha!

***Beijos***

5 comentários:

  1. Oi Tati! Tudo bem? Adorei seu blog! Li que vc dá aulas de francês, eu e meu namorado temos interesse, vc pode mandar no meu email informações sobre as aulas? aline_zortea@hotmail.com
    Obrigada!!! Um beijao

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  2. Muito interessante essas dicas... Achei a dica dos setores a melhor, afinal as pessoas sentam proximas de quem querem, e não fica uma bagunça...

    Tati: sua noivinha rocker já casou? Qdo isso acontecer, quero ver as fotos hein... falando nisso, me diga, q vestido é esse: http://www.rocknrollbride.com/2011/08/a-gypsy-rocking-dancing-celebration-of-love-cole-mike/#more-84525

    estou apaixonada por ele...

    Beijos
    Naná

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  3. Isso mesmo que vc falou Tati...nunca ninguém está totalmente satisfeito com os seus lugares, isso é um saco! =\ mas adorei esse seu post, nunca tinha pensando nisso acredita? No meu casamento vou trabalhar bem esse assunto =) Beijo queridona!

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  4. Naná... É claro que vou te mandar as fotos correndo!!! E Aline... te mando um e-mail essa semana! Beijos!!!

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  5. Ainda bem que eu tenho uma pessoa pra pensar nisso, e melhor ainda, que conhece a familia do noivo!
    Haha

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