Oh...La classe!

Olá meninas!

Hoje resolvi falar um pouco sobre diferenças culturais e como aquilo que nos parece óbvio e extremamente necessário em um casamento pode não ser! E para exemplificar, pego o eterno exemplo mundial de elegância...la France!

Sabem como é um casamento na França? Bem mais simples, descomplicado e menos custoso do que no Brasil!

O evento é separado em três partes: O casamento civil no cartório, o casamento religioso e a festa (almoço ou jantar). Vamos por etapas: Os noivos convidam as pessoas mais próximas a acompanhá-los no cartório, e é lá que os noivos se vêem... Não existe a tradição da noiva “fazer surpresa” na Igreja.

Então, depois de oficialmente casados, os noivos e convidados seguem em carreata, buzinando e fazendo festa em carros decorados até a Igreja onde acontecerá a cerimônia.

Fonte: La mariée aux pieds nus

Após a cerimônia religiosa, todos os convidados são recepcionados em um “vin d’honneur” (vinho de honra), ou seja, um coquetel muito agradável com salgados, bolo, mesa de doces e champanhe. As vezes pode haver uma mesa especial para as crianças só com guloseimas!!



Depois de algumas horas de coquetel, os convidados começam a ir embora e ficam só os mais próximos, que são os que já haviam sido previamente convidados para o jantar. (Sim, você leu certo...nem todos os convidados da cerimônia são convidados para o jantar...mas como na França isso é normal, ninguém acha chato! Todos entendem que pagar jantar para todos é bem custoso) Então, essas pessoas mais próximas vão ao local reservado e curtem um jantar bem intimista. Após o jantar, a animação pode variar, ou segue com música e dança, como aqui no Brasil, ou se não há dança, após o jantar os amigos e parentes preparam alguma surpresa para os noivos. Vou explicar...cada patotinha sobe no palco e canta uma música, ou declama um poema, ou apresenta um filminho...enfim, faz uma homenagem aos noivos!

E a decoração? Em geral são as mulheres da família e amigas da noiva que fazem. E a lembrancinha? Uma cartinha escrita a mão, agradecendo a presença de todos e enviada por correio a cada pessoa após o casamento. O que é muito gentil, polido e barato! E as roupas? Nada de roupa de noite de Oscar, um vestido elegante mas simples. E o fotógrafo? Por favor, tio... você que já fez as fotos da minha prima, aceitaria chegar uma meia-hora antes e fazer as nossas também? E o vestido? Algumas compram, mas várias experimentam os das primas, amigas e irmãs que já casaram. Aquele que mais gostam, elas pegam emprestado e fazem os ajustes necessários. Isso é brega? Não, lá é normal...Porque você não está lá para ostentar, está para casar.

Fonte: Jolis mariages
Fonte: Jolis mariages

Achou diferente? Pois é... Isso é para mostrar que “certo e errado”, “ educado e falta de educação” são em geral aspectos culturais! Quanto mais saímos dessa casca...melhor conseguimos avaliar o mundo e nos tornamos mais livres para fazer escolhas! Inclusive quando o assunto é casamento...

Aproveitando o gancho, deixo os seguintes dizeres da Glória Kalil sobre etiqueta e esnobismo.

Explicação: Sabem aquelas que acham que tem que dar nota para o casamento? “A comida estava boa, mas a decoração estava muito simples” “A música era agradável, mas estava meio frio no salão”´Pensei nelas, pois como sempre digo...os convidados que estão no seu casamento porque realmente desejam a felicidade dos noivos não vão se importar se não tem lembrancinha, se não tem açúcar no café ou se a decoração é em laranja! E é aí que está o verdadeiro valor do casamento!

A etiqueta deve exprimir, principalmente, respeito pelo outro. Quando usada para excluir ou reprimir ela perde a razão de ser.”

Todo mundo julga as pessoas que considera diferentes. Julga pelo tipo de carro que tem, pelo livro que lê, pelas opiniões políticas, pela roupa que usa, pelo cabelo, pelo jeito de apertar a mão, pelo andar, pelo tom da voz... Até aí, tudo bem. Julgar, todo mundo julga. O problema existe quando o julgamento dispara um sistema cruel que desclassifica, despreza e descarta as pessoas, numa imitação grotesca do comportamento arrogante dos nobres. Esnobismo é o comportamento que faz com que se anule ou se acolha uma pessoa por uma roupa, uma opinião, um sotaque. Quando o julgamento vira uma discriminação próxima do preconceito.”

Trechos de Chic[érrimo] Moda e etiqueta em novo regime de Gloria Kalil

*******************Beijos e até a próxima!*****************

(Mesmo não podendo sempre responder...adoro os recadinhos...obrigada!)

6 comentários:

  1. Adoreeei!!

    Adorei os dizeres da Glória (que até usei num post que fiz) e os casamentos franceses, super descontraídos!!

    Lembro de um casamento que acompanhei lá, onde a festa ia migrando de casa em casa entre os convidados íntimos! Lá na normandia era super comum esse tipo de coisa! E para cada deslocamento, lá ia a carreata buzinando! hahahaha...

    ResponderExcluir
  2. Tati, você se superou com este post, pra mim foi o melhor até agora... Sabe que concordo em genero, número e grau né? Ai fico tão feliz em saber que é você que está organizando meu casamento.... sinto que vai ser muito mais especial por isso! Muito Obrigada!
    Beijaooo

    ResponderExcluir
  3. Adorei essa nova perspectiva!!! Quem sabe com algumas adaptações eu não faça uma carreata hahaha

    ResponderExcluir
  4. Nossa Tati... Esse post ficou realmente especial...

    É sempre bom termos uma noção do que acontece fora do nosso mundinho....

    E só pra variar um pouquinho, as fotos são maravilhosas....

    ResponderExcluir
  5. Iarinhaaaaa! Posso participar da sua carreata???? hahahahahahha

    ResponderExcluir
  6. Amei!
    Ah, e fica a pergunta... vc teria me convidado pro jantar se tivesse casado na França????

    hahaha beijoooooooooo

    ResponderExcluir

Deixe um comentário!

Real Time Web Analytics