Passo a Passo do Casamento 4- Cerimônia Religiosa

Oi meninas!!
Estavam sentindo falta da série, né?
Era só para dar saudades...hahaha.

Bom, hoje o passo a passo é sobre a Cerimônia do Casamento
Quando falo de cerimônia, falo de: Cerimônia Civil e Cerimônia Religiosa, que podem acontecer de várias formas:
- Só Cerimônia Civil (no cartório ou no salão da festa) com um juiz de paz.
- Cerimônia Civil e Religiosa (no salão da festa) com um juiz de paz  ou juiz de paz e pastor.
- Cerimônia Civil (no cartório)  com juiz de paz+ Cerimônia Religiosa (na igreja) com pastor ou padre.

Da cerimônia civil, seus documentos e processos... falaremos no próximo post. Hoje vamos falar da Cerimônia Religiosa. Quando a cerimônia é no salão da festa, a celebração religiosa pode ser feita por um pastor ou mesmo pelo juiz de paz. Atenção: Padres não são autorizados a realizar o casamento fora da igreja.
Fora da Igreja, o protocolo é mais livre. Pode-se adicionar homenagens, escrever seus próprios votos e personalizar a celebração. O procedimento também é simplificado.

Já quando o casamento é na Igreja, o protocolo é mais tradicional, pouquíssimas coisas podem ser alteradas e a documentação e procedimentos é rígida. Então para tirar algumas dúvidas, aqui vai o procedimento.



Casando na Igreja- Procedimento

1- Marcar a data na Igreja de sua preferência. Pagar as taxas administrativas.
2- Dar entrada no processo, na paróquia do seu bairro. (Isso inclui levar a certidão de batismo atualizada- que deve ser pedida na igreja onde vocês foram batizados e fazer curso de noivos.)
**Sobre o curso de noivos- Tem validade de 6 meses e pode ser feito em qualquer paróquia. Dica: Não deixe para a última hora!
3- Depois de dar entrada na sua paróquia você levará essa autorização para a Igreja onde será realizado o casamento.
4- Importante: Para casar na Igreja é preciso também casar no civil. Você não precisa já estar casado no civil no dia do casamento religioso, mas deve ter dado entrada no processo.

Casando na Igreja- Dicas

- Confirme as orientações relacionadas a decoração, número de padrinhos, tipo de músicas e entrada de daminha. Embora haja uma norma única estipulada pela cúria, algumas igrejas são mais abertas e outras mais restritivas.
- Sobre a decoração- Noivas sejam justas! Eu sei que a regra inventada por sei lá quem diz que a primeira noiva a fechar a data escolhe a decoração, mas mesmo que você seja a primeira converse com as outras noivas e achem um ponto em comum. A data é especial para todas, e as cores da igreja não precisam ser iguais a do salão.
- Na escolha da Igreja, leve em consideração, além da beleza arquitetônica, a localização, a facilidade de estacionamento, se há entrada coberta e o tamanho dela.


Fonte: Estúdio Dos



2 comentários:

  1. E a Santa Tati continua sua série de posts cheia de informações preciosas!!!!! Como é bom trabalhar com vc!!

    ResponderExcluir
  2. Sou católica (não praticante) mas acho tão chatos esses impedimentos que a igreja católica impõe nos casamentos! Fora as "taxas" administrativas que são SUPER caras e o tal curso de noivos...Sei não, mas se um dia eu casar, acho que vou preferir um lugar bonito (salão ou a céu aberto) e chamar um juíz de paz =)

    ResponderExcluir

Deixe um comentário!

Real Time Web Analytics