Viva Santo Antônio!

13 de Junho...Festa de Santo Antônio! O santo mais amado e perseguido do Brasil!

Eu adoro Festa Junina, adoro essa cultura popular que mistura a religião com festas, simpatias e pedidos,, adoro o colorido, as músicas... tudo!!!

E sendo um Santo tão simbólico para as mulheres que querem casar, não poderia deixar de ser mencionado aqui no blog!
A razão pela qual ele é o santo casamenteiro não é muito clara. Conta-se a lenda (com várias variantes) que uma moça pobre não tinha dinheiro para o dote e portanto não poderia se casar. Depois de rezar para Santo Antônio, a mocinha conseguiu as moedas de ouro que precisava e pode finalmente se casar (História meio antiga, né? Hoje somos nós que queremos maridos ricos...hahaha)

Brincadeiras a parte...Santo Antônio é o santo mais popular do Brasil, e existem diversas simpatias para arranjar o par perfeito, desfazer brigas e até reaproximar casais. Pelo jeito o que mais dá certo é contrariar o santo, virando-o de ponta cabeça ou roubando o menino Jesus do seu colo.

Essa tradição também tem seu espaço nas festas de casamento e chás-de-panela e pode render idéias muito legais!

Esse bolo vocês já viram por aqui...e aliás procurando sobre Santo Antônio na internet descobri que ele virou referência em vários blogs...Ói que chique I! É o bolo do chá de panela da Iara, que vocês viram aqui no blog.



Algumas dicas legais para lembrancinhas de chá: Mini santinhos de biscuit para as amigas , kit de santo Antônio ou ainda uma versão mais barata, uma oração de Santo Antônio personalizada.

Aqui vai a versão oficial da Oração:


E a paródia:




E no casamento, ao invés de jogar um bouquet, que tal jogar um Santo Antônio de pelúcia, ou vários Santo Antônios (para não dar briga!)




Eu que adoro uma decoração rústica, acho que vale roubar o santo da casa da vó e levá-lo para decorar a mesa de bem-casados, ou de café no dia do casamento. (Ainda mais se você rezou tanto para ele, né?)


Uma idéia que eu acho fofa e que também super combina com um casamento mais descontraído e rustico, são os mini oratórios com Santinhos (Esses vcs encontram na feira do Largo em Curitiba!) E como essa lembrancinha não deixa de ser cara, uma versão mais barata são os bem-casados com medalinha do Santo!




Fonte: Caramelada

****Beijos! ****

12 comentários:

  1. Adorei a ideia do buquê de Santos Antônios... muito fofo!!

    A medalinha no bem cassado já é praxe!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. hahaha morri com a oração do desencalhar!!

    ResponderExcluir
  3. Nossa, virou referência... quem diria. São créditos da minha sogra hehehe eu só pedi um bolo para colocar o santo antonio dentro e o resultado está aí.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Ahahahaha! Adorei as ideias, principalmente de jogar o Santo Antônio... afinal, jogá-lo para ser apanhado não é nada, em comparação com mergulhar o pobre Santo de cabeça para baixo num copo d'água!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Tati, adorei os Sto. Antoninhos de lembranças...
    quero um. bjs Vera

    ResponderExcluir
  6. Eu também adorei as lembrancinhas!!!! Super fofo! Será q dá pra fazer em pano também, ou só de bicuit?!?!

    ResponderExcluir
  7. hahahaha vou mudar minha oração!!!
    Mas sempre rezando em silêncio, pois se alguém mais escuta, pode ficar estranho!!
    Achei linda as lembrancinhas de todos os tipos!!
    beijos

    ResponderExcluir
  8. Tati,
    Ri muito com esse teu post... a crença popular é muito forte mesmo... por isso, pra garantir sempre meu casamento também peguei o pãozinho de Sto.Antônio ontem na missa.
    Beijos,
    Yara

    ResponderExcluir
  9. Aii Tati, sei que estou em falta com o blog, esse fim de semestre está terrivel
    O blog está lindo, é muito bom vir aqui ler entre estudar pra uma prova e terminar um trabalho

    Adorei a ideia de jogar o sto Antonio em vez de buquê
    Eu gosto de tantas ideias do blog que elas acabam nem combinando e meu casamento "imaginativo" já está ficando bem estranho haha

    P.S: Você ainda está devendo um post sobre roupa de noivos =]

    Beijoos

    ResponderExcluir
  10. Lu...Estou mesmo!!! Pensei nisso ontem! Prometo que vou fazer!!!!

    ResponderExcluir
  11. Hehehe adorei a Oração do Desencalhe...preciso decorar! Achei lindo o Sto. Antônio de pelúcia...ówn, bem mais bonitinho que um buquê né?! Beijo!

    ResponderExcluir
  12. Adoreeei os bem casados com medalhinhas e a idéia de jogar o santo antônio de pelúcia! Muito bonitinho, e uma maneira super criativa de "agradecer" o santo pela graça atingida ;D

    ResponderExcluir

Deixe um comentário!

Real Time Web Analytics