Dicas para quem vai viajar




Viajar é tão bom!!!!
Seja em lua de mel, feriado com família ou carnaval com amigos, viajar é tudo de bom! Então como estamos chegando em Julho, um período em que muitas pessoas viajam, resolvi fazer um post com dicas para as viajantes. São dicas minhas de pequenas coisinhas que levo em conta!
Ficarei muuuuito feliz se vocês também tiverem dicas a acrescentar!

Sobre malas...

- Além de identificar suas malas com nome, vale colocar detalhes visíveis que a diferenciem de outras malas parecidas. Eu sempre coloco fitas coloridas bem amarradas e visíveis... Assim o risco de pegarem a mala por engano diminui bastante.

- Shampoo, desodorante, cremes e cia vão sempre bem isolados dentro de pacotes plásticos. A chance de eles vazarem é grande, não arrisque manchar suas blusas!

- Vai viajar para o exterior, não leve cremes, shampoo, perfume na mala de mão. A quantidade de líquidos permitida na mala de mão é mínima, então não corra o risco de reterem seu perfume preferido que ainda estava no comecinho.

- Não vou fazer um check-list aqui do que colocar na mala, porque ele renderia um post inteiro. Das várias coisas que devemos levar, algumas são essenciais, mas menos problemáticas caso você esqueça, como toalha, escova de dentes, pijama,... e outras são essenciais e mais complicadoras caso vocês as esqueça, como: documentos, celular, carregador de celular e de máquina fotográfica,adaptador de tomada lentes e óculos, remédios. Dê toda atenção à esses itens.

Organizando a viagem...

- Se vai para algum lugar novo e conhece alguém que já foi, peça dicas. Sugestões de hotéis, restaurantes, lugares turísticos e até dicas de segurança são muito válidas.

- Pesquise muito na internet. Existem informações muito legais que você pode descobrir pesquisando, como um dia em que as atrações são gratuitas, um restaurante com preço bom, um passeio pouco conhecido mas imperdível.

- Sempre busque informações da cidade para onde vai antes de sair. Pesquise, leia e guarde com você. Se possível leia um pouco da história da cidade. Quando conhecemos a história e as especificidades de cada lugar turístico, o passeio fica muito mais interessante. Pequeno causo familiar: Minha mãe é uma super organizadora de viagens, e em uma de nossas viagens de família ela propôs uma idéia que deu super certo. Cada um devia pesquisar sobre duas das cidades pelas quais passaríamos. Foi muito legal, pois antes de chegar a cada cidade, um de nós explicava a história e contava os detalhes dos principais pontos turísticos, todos ficavam conseqüentemente muito mais interessados nas visitas, e o passeio era melhor aproveitado.

Sobre hotéis e hostels...

- Quais as diferenças práticas entre os dois? Hotéis são geralmente mais caros e mais luxuosos, mas hostels oferecem também muitas vantagens: Geralmente possuem wi-fi, café da manhã incluso, escaninho para guardar malas e atividades extras.

- Ao reservar hotel por internet, tome cuidado! Fotos não significam quase nada e lembre-se que não há milagre, se um hotel é muito mais barato que os outros, alguma desvantagem tem:seja a localização, a conservação ou a segurança. Avalie bem e pesquise sugestões na internet, muitos sites oferecem espaço para comentários de quem já foi.

- Ao reservar um hotel, leve super em consideração o fator “localização!”

- Se depois de passar por um hostel receber um pedido de avalição no seu e-mail, avalie! Seja legal com os próximos viajantes!


Outras coisinhas...

- Para o dia da viagem escolha roupas confortáveis e leve sempre um casaco (eu sempre levo um com capuz,porque morro de frio em ônibus e aviões).

- Se vai levar bastante dinheiro, use aquelas pochetes internas! Incomoda,coça, marca...mas é o jeito mais seguro de carregar passaporte e grandes valores.

- Se você vai fazer mochilão, ou passar em várias cidades viajando de avião, ônibus ou trem, leve o mínimo possível de coisas! Vale a famosa regra: Só leve o que consegue carregar! (Inclusive por vários andares de escadas!) Causo engraçado: Antes de voltar para o Brasil, eu e meu marido resolvemos fazer uma viagem por várias cidades da Europa. Como puxar mala é muito desgastante, definimos que cada um tinha direito a uma mala bem pequeninnha. A mala foi quase cheia, mas com um espacinho de sobra para pequenas compras, só que em cada cidade eu acabava comprando um pouco mais do que cabia na mala. Solução: A cada coisa que entrava, uma devia sair... E assim a cada hotel que passava “esquecia” um par de tênis, um shampoo, uma blusinha...

- Seguindo a dica colocada no item acima, guarde sempre um espaço vago na mala para comprinhas!

- Dica preciosa que eu repito para mim mesma todas as vezes (embora nem sempre siga): Ir viajar cedo, significa ir dormir cedo e ainda assim colocar 3 despertadores! (Também tenho precedentes nesse item)

- Se você vai visitar alguém é muito educado levar um presentinho.

Bom...minhas dicas não terminam por aqui, mas as mais importantes estão ditas!

E aí meninas, tem mais alguma dica? Compartilhem conosco!

8 comentários:

  1. Ai... Eu adoro viajar...

    Olha, uma coisa que eu acho bem interessante são as encomendas. Quando as pessoas sabem q a gente vai viajar, adoram pedir para trazermos coisas...Quando são coisas pequenas (chocolate, imãs, chaveiros, maquiagem, etc) é muito facil... Mas e qdo pedem garrafas de bebida??? A menos que alguem vá te buscar no aeroporto, é melhor negar... Afinal as garrafas pesam muitooooo....

    Beijos
    Naná

    ResponderExcluir
  2. Olha fazer uma cópia do passaporte, da página com os seus dados e foto e caso viaje para um país que exija visto,uma cópia desse visto, assim ao invés de andar com o passaporte ande com essa cópia. Evita de perdê-lo!
    Bjus
    Adri - Espaço da Prata

    ResponderExcluir
  3. Não carregar todos os seus pertences com vc quando for fazer passeios nas viagens. Fiquei sabendo de uma menina que estava com todo o dinheiro dela passeando e foi roubada em Buenos Aires. Carregue só a quantia que vai usar no dia e deixe o resto no hotel. Se não tiver cofre, esconda algumas quantias em luagres distintos!!

    ResponderExcluir
  4. Também gosto muito de viajar, a minha sugestão fica para os viajantes que pulam de cidade em cidade e não tem dinheiro para gastar. A primeira coisa que eu faço quando chego em uma cidade, depois de achar o local onde vou ficar, é procurar onde posso comer algo e descobrir até que horas fica aberto, mesmo que não esteja com fome. As vezes em cidades pequenas todos os locais baratos de alimentação fecham cedo e pronto, ou gasta uma nota ou só no café da manhã! Outra sugestão na parte de alimentação, passar no mercado é uma boa opção! Comprar pão, salame, bolachas e suco/água/chá/cerveja no mercado é bem mais em conta do que comer em algum lugar e as vezes nem existe esse lugar. Eu sempre ando com um sanduiche na mala, uma garrafa de água, um pacote de bolacha e um saquinho de Haribo (Esse último é só por causa do vício mesmo). Tudo isso sempre comigo em uma viagem, mesmo que esteja no meio de uma cidade grande!

    Beijos pessoas e boa viagem!

    ResponderExcluir
  5. Ahhhh, eu ia falar da pochete interna mas vc já postou ali em cima, hehehe! Qdo fui pro Chile com minha mãe (em 98) ela mesma costurou uma pochete dessa, na época a gente não achava tão fácil pra vender...e mesmo assim uma "pueta" de uma chilena qse roubou minha mãe dentro de uma confeitaria...imagine só menina? Hehehehe, adorei as dicas Tati, a próxima vez que for viajar vou entrar aqui e anotar tudo isso! Beijos queridona =)

    ResponderExcluir
  6. Adorei as dicas!!!! Mas preciso dizer que meu irmão mandou muito bem nas dicas...que aliás tem a cara dele!!! hahaha

    ResponderExcluir
  7. Ri demais com as dicas do Dizinho!! Muito experiente este nosso irmão!! Sempre com haribo e umas cervejas infiltradas no meio, como quem não quer nada!!
    Amo vcs 2!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Adoro esses posts de dicas de viagem! Não importa o quanto eu me planeje e arrume as malas com antecedência, sempre acabo esquecendo de algo... Ainda monto uma mala perfeita, hehehe

    Agora fiquei com vontade de viajar =)

    Kisses

    ResponderExcluir

Deixe um comentário!

Real Time Web Analytics