Lista de presentes- Parte 1


Eita assunto complicado esse...
Embora receber presentes seja uma delícia (Quem já casou pode confirmar que é realmente uma parte divertida!) escolher onde deixar lista, o que colocar na lista e como divulgar essa lista é bastante complicado. Escolher a loja é difícil pois cada estabelecimento tem um regulamento, prazos de entregas e política de trocas diferentes. Umas só tem site, outras só tem loja, outras tem as duas. Umas cobram frete, outras não. Umas entregam depois do casamento, outras não...
E tudo isso influencia muito!
Então, essa semana fiz a árdua tarefa de ligar para as principais lojas escolhidas pelas noivas e tirar todas as dúvidas. Digo árdua, e é mesmo! Em alguns casos, para conseguir falar com alguem que soubesse me responder esperei um tempão na linha...Mas tudo por vocês...hahaha!

Mas vamos começar com algumas questões básicas:

1- Em que tipo de loja devo fazer lista?
2- Em quantas lojas devo fazer lista?

Bom, vamos pensar o que compõe materialmente uma casa: Eletrodomésticos, eletrônicos, móveis, roupa de cama, mesa e banho, toda a parte de artigos de cozinha: panelas, louça, faqueiros, copos..., utilitários em geral e objetos de decoração. O ideal é que você faça listas de modo a atender todos esses pontos. Alguns são mais dificeis, como móveis, por exemplo. Então, quanto maior a variedade, melhor.
Agora, quantas listas? Depende do número de convidados, da variedade de produtos das lojas escolhidas e do tipo de compra. Por exemplo, não coloque duas lojas que só vendem pela internet, ou duas lojas que só vendem na loja física. Dê opções para seus convidados, alguns preferem comprar pela internet, outros ver o produto ao vivo. Até 200 convidados dá para fazer em 2 lugares, mais de 200, melhor colocar em 3.

3- Questão polêmica: Colocar ou não a lista no convite?

Talvez eu apanhe de alguns especialistas em etiqueta...mas enfim...vou dar minha opinião! Eu acho válido. Realmente concordo que é mais elegante não colocar e deixar que os convidados perguntem e descubram. Mas na correria de hoje em dia, sou a favor da praticidade! Acho que fazer lista facilita os dois lados: Quem compra e quem recebe. Mas claro, ainda é muito educado ter em mente que o objetivo da lista é dar uma sugestão para os convidados, mas caso eles prefiram comprar em outro lugar, tem todo o direito

4- Quanto tempo antes devo fazer a lista?

A maioria das lojas só permite fazer lista no máximo 3 meses antes do casamento.

5- E os presentes? Escolho os caros ou baratos?

Escolha aquilo que precisa para sua casa, mas com variadas faixas de preço. Coloque produtos mais em conta, mas também coloque presentes caros. Alguns amigos podem se reunir e comprá-lo.

6- E o estilo da loja, conta?

Sim, e muito! Principalmente se for uma loja de decoração ou de utilitários para a casa. Escolha uma cujo estilo combine com o seu.

Bom...o resultado da pesquisa com as lojas vocês terão que esperar mais um pouquinho...
Vou guardar para a PARTE II, senão esse post ficará muuuito longo. (E olha que eu terei muito o que falar...e com certeza as casadas também!)

**** Beijos ****

4 comentários:

  1. Meus comentários:
    - Acho válido colocar no convite a lista. Facilita a sua vida e a dos convidados! É só fazer de forma delicada!
    - Lista em mais de uma loja, mas não menos de 3... Uma mais popular, que tenha tudo, outra com o estilo que quer para sua casa.
    - Ítens de todos os valores, de R$15 a R$2000,00. Sempre tem gente que quer agradar mais não pode, tem gente que quer esbanjar, enfim...
    - Mais de uma opção de cada ítem.
    - Faça a lista e divulgue, fique tranquilo que vc vai ganhar coisas que não pediu mesmo assim. E coisas sem troca também.
    - Investigue as políticas das lojas... elas tentam te enganar...
    - É uma delícia mesmo... Escolher as coisinhas e, por mais de um mês, todo dia receber aviso de presentes no email. Ficamos até mal acostumadas!
    Quando a Tati postar sobre as lojas eu comento mais.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Lista de presentes pode ser um problema para os convidados.
    Acho que facilita muito ter lista no convite, assim os convidados não precisam resolver um enigma.
    Aliás aproveitando e fazendo propaganda: a fast shop não cobrou frete para um casamento que vou em São Paulo!!! :)

    ResponderExcluir
  3. Acho que se os noivos colocarem no convite "Sugestão de Presente" ao invés de "Lista de Presentes" o convidado fica mais a vontade de comprar ou não na loja indicada!
    Eu sempre compro das listas feitas pelos noivos, afinal, se eles escolheram aqueles presentes é porque querem ganhar e precisam daquilo!!!
    Estou curiosa para saber o que você pesquisou das lojas!!
    Beijos!!
    Camis

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho reclamações das duas lojas escolhidas (Pernambucanas e pontofrio.com).

    Escolhi as duas pela possibilidade de converter os presentes em crédito, já que na época da lista eu não tinha minha casa e não sabia quando poderia pegar os presentes.

    Não posso dizer, ao menos ainda, que me arrependi de escolher estes lugares, mas também não posso dizer que recomendo...

    Essa semana acho que os presentes começam a chegar, aí eu comento mais um pouco...

    Boa sorte às noivas!!!

    Bjss

    ResponderExcluir

Deixe um comentário!

Real Time Web Analytics